terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Tudo é poesia


Poesias vencedoress do Concurso Tudo é posia.


Carnaíba: Berço Artístico do Sertão          


Ô cidadezinha diferente
Pérola do Pajeú
Paquena, porém grande
Que encanta de Norte a Sul!

Sua música nos acalma
Sua poesia nos enche de emoção
Sem medo posso chamá-la
“Berço Artístico do Sertão”

Nas procissões que beleza,
Ver a banda tocar,
Com seus lindos arranjos,
Fazem todos se emocionar!

Quantos e quantos artistas
Não dar nem pra citar
Eita terra abençoada
Onde os dons estão no ar

Minha terra tem beleza
Onde canta o sabiá
Tem música e poesia
Que não canso de falar

A terra que Zé Dantas escreveu
Luiz Gonzaga cantou
Toinho Barbosa regeu
E todo o povo tocou.

                                                      (Thacyo Eslley Burgo











Carnaíba Terra da Cultura


Escrevi estes versos
Porque TUDO É POESIA
Tentei expressar minha alegria
E a minha satisfação.
Pois o que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do meu coração.

Carnaíba terra de músicos,
Poetas e compositores;
Não posso esquecer os atores
Que sempre esbanjam inspiração.
O que falo de Carnaíba
Vem do fundo do meu coração.

Nesta cidade eu cresci
Admirando os artistas;
Sanfoneiros, poetas e clarinetistas
Que sempre encantam a população.
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.

Tivemos grandes nomes no passado
E ainda temos na atualidade,
Pessoas que fazem desta cidade
Um grande destaque no sertão.
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.

Petronilo, Manezinho, Antônio Martins;
Nego cy, Isrrael Gomes, Ciço Boquinha;
Seu toinho, Galego de Zezinha,
Genailson, Lola com seu violão.
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.

Cacá, Gilson Sivuca.
Antônio Gitirana, Geraldo Cipriano;
Agnaldo e Vicente Cassiano
Tocam do clássico ao Baião.
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.

Na festa do poeta Zé Dantas
Meia noite sai a forronata;
Artistas fazem uma passeata,
Arrastando uma grande multidão.
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.
  
Terra de Zé Dantas,
Artistas plásticos e escritores,
Não posso esquecer os professores
Responsáveis pela educação.
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.

Com estes versos
Quero encerrar o meu dilema;
E neste simples poema,
Apesar de qualquer premiação
O que eu falo de Carnaíba
Vem do fundo do coração.


                                                (Diego Gabriel Salvador)


Carnaíba: Terra da Música e da Poesia


Quando falo de Carnaíba
Sinto uma grande emoção
Pois a música e a poesia
Estão na sua tradição
É por isso que me orgulho
Dessa jóia do sertão

Ao longo de sua história
Ela teve a preocupação
De revelar muitos artistas
Para o Nordeste e o sertão
É por isso que me orgulho
Dessa jóia do sertão

Zé Dantas foi destaque
Dele faço menção
Seu toinho Barbosa
É maestro de ação
É Por isso que me orgulho
Dessa jóia do sertão

Antonio Gitirana se destacou
Da música fez educação
Com os seus ensinos levou
Muitos alunos a perfeição
É por isso que me orgulho
Dessa jóia do sertão

                                              (luan Mateus)



 
Terra de Valores


Zé Dantas foi embora
Mas sua alma ficou
O povo que aqui mora
Nele muito se inspirou
E então a Asa Branca
Retornou e cantou.

Embora seja pequena
Se transformou em gigante
Muita música e poesia
A torna mais elegante
Na terra da alegria
Tudo fica enteressante.

Paisagens lindas se tem
E se encontra muito mais
Aqui não tem pra ninguém
Terra de amor e paz
E o valor que isso contém
Não acabará jamais.

Ninguém imaginaria
Que tivesse esse valor
Nem tão pouco viria
Tornar-se o que se tornou
“Berço da música e poesia”
Isso tudo é Carnaíba
Cultivando o que plantou.


                                              ( Helder Daniel)




Carnaíba, Berço da música e da poesia


Era uma pequena vila
Que aos poucos foi crescendo
Chegou a categoria de cidade
E em 30 de dezembro
Tornou-se independente
E foi se refazendo

Nesse tempo já existia
Bandas em nossa cidade
Mas faltava alguma coisa
Pra completar a felicidade
E ninguém sabia
O que era de verdade

Depois de algum tempo
Poetas foram surgindo
Os carnaibanos não sabiam
O porquê de viver sorrindo
Era a vida que cada vez mais
Ia se colorindo.

Muitos poetas descobriram-se
Nessa terra abençoada
Músico bom já existia
Mas não tinham recurso e nem nada
Tiveram que pegar suas coisas
E cair na estrada.

Com o passar do tempo
Perceberam a diferença
O quanto é bom ter fé
E muita paciência
Se esperar mais um pouco
Deus nos dá a recompensa

Muito tempo se passou
Carnaíba está mudada
Escola de Música que não tinha
Hoje está lotada
Fazendo a alegria de muita gente
Que antes não tinha nada

E assim se fez
Com avanços e melhorias
A cidade que é considerada
Berço da música e d poesia
Sua história mudou
Mas desde o dia que fundou
Trouxe muita alegria.


                                                      (Atonia Caroline)








 Carnaíba terra da música e da poesia


Carnaíba desde menina
Trouxe consigo uma magia
De fazer do povo músico
Nesta terra de alegria
Onde Zé Dantas foi embalado
No berço da poesia

A pérola do pajeú
Como é reconhecida
Faz o povo ter orgulho
Desta terra tão querida

O povo desta terra
Vive aqui em chão ardente
Mas uma coisa não falta
Expiração em suas mentes
Pra fazer a nossa música
E também um bom repente

Quando Deus fez esta terra
Quis nos presentear
Nos dando dois santos mestres
Pra nos abençoar

Com toda a nossa garra
A seca ta nos maltratando
Ta todo mundo aperreado
O sabiá ta chorando
Porque o nosso mandacaru
Na seca não ta florando

Peço a Deus todo dia
Pra esse encanto não morrer
Pois a geração de hoje em dia
Não sabe o que vai perder
Mas o que é bom nunca morre
E esse encanto há de permanecer



                                                     (Alice Siqueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário